quarta-feira, 7 de julho de 2010

Entrevista feita com Valéria da banda The Insült (Raw Punk do DF)



(Perguntas feitas por FiGUEiRA PuNk)

Entrevista respondida por Välériä em Julho de 2010.

1-Fale um pouco como começou a idéia da criação da banda e quais influências a banda tem???

Primeiramente gostaríamos de agradecer a você Figueira pelo espaço cedido no seu blogger para que fosse possível esse bate papo com a The Insült.
Bem, a The Insült tomou forma ainda no final do ano de 2008 após a desestruturação de bandas que alguns de nós fazíamos parte. A partir daí nossa idéia era fazer um som que nos aproximasse mais do que acreditávamos enquanto punks e como pessoas, estávamos cansados de “fazer parte” de coisas e acontecimentos que não condiziam com a nossa maneira de ver e viver o punk.
Nossa primeira formação foi com Phëllipë (Guitarra), Räfäel (Baixo), Välériä (Voz) e Wesley (Bateria), mas acabou não durando muito tempo, pois, por motivos pessoais Wesley acaba tendo que deixar a banda. Assim decidimos convidar xNegretex para assumir as baquetas, o que nos possibilitou a gravação da demo em CD “Punx on the Street” e a apresentação da banda em algumas gigs. Infelizmente xNegretex acaba deixando a banda em 2010 e Juliano, um antigo amigo da banda, assume seu posto na bateria firmando assim nosso line up atual com :Phëllipë (Guitarra), Räfäel (Baixo), Välériä (Voz) e Juliano (Bateria).
Nossas influências sonoras são muito variadas, não temos um “estilo musical” definido dentro do meio punk. Gostamos muito de bandas como: Anti Cimex, Detestation, SS Kaliert, entre tantas outras bandas que fazem parte dos nossos gostos pessoais, talvez seja essa a “pegada” que tenha dado certo na The Insült!

2-A banda The Insült canta letras em inglês. Minha pergunta é se a banda futuramente pretende compor alguma coisa em português???

Cantar em inglês, pelo menos para mim, não é tarefa das mais fáceis, talvez eu tenha escolhido esse idioma até mesmo como desafio, minha forma particular de decifrá-lo, pois tenho muita dificuldade e as pessoas próximas sabem bem disso!
Quando recorremos a essa possibilidade nós já sabíamos das dificuldades existentes com relação ao idioma, mas também tínhamos consciência que em relação a gama de pessoas que poderiam ter acesso as nossas músicas e as nossas letras sem dúvida seriam muito maiores, sem dizer que é sempre bom aprender algo novo, por que não um novo idioma?!!
Nós também temos algumas músicas em espanhol que ainda estão em fase de aprimoramento sem falar que não descartamos a idéia de gravarmos alguma coisa em português, mas no momento preferimos continuar como estamos.

3-Em uma conversa com você no msn,você disse que a The Insült iria gravar novas músicas. Quando estão previstas pra sair às novas gravações e um possível novo álbum???

Nós já estamos trampando novos sons há algum tempo e no momento o que nos falta são recursos para gravar!
A princípio nós tínhamos algumas possibilidades em vista, mas achamos melhor fazermos tudo ao velho modo DIY, mesmo que dessa forma demorasse um pouco mais para finalizarmos nosso material, ainda assim estamos muito confiantes com nossa escolha e esperamos ansiosos que nosso primeiro full lenght possa ser lançado o mais breve possível!

4-Explique um pouco sobre Raw Punk, o lado de como ele é tocado, o visual que choca a sociedade, sua ideologia, e de que tema as suas letras abordam em sua maioria???

Raw Punk, pelo menos para nós, em uma concepção nua e crua, seria o punk em sua essência.
Com o passar do tempo nosso pensamento e atitudes em relação ao punk se modificaram e obviamente não falamos por todos os grupos Raw Punks espalhados pelo mundo, pois cada localidade tem suas peculiaridades pertinentes, mas erroneamente ainda há quem pense e até mesmo diga que somos “apolíticos” pelo fato de que nosso “pano de fundo” não ser tão voltado às práticas politizadas como as que ocorrem em outros grupos punks, o que acaba por soar estranho, pois se fala tanto de liberdade dentro da cena punk e não poder ser livre para expressar-se como punk é um tanto incoerente em minha opinião! Ao contrário do que se tem popularizado em relação a cena Raw Punk nós procuramos compartilhar vivências, produções, difundir e valorizar a cultura punk, discutir as problemáticas sociais existentes tentando compor mecanismos que sejam propícios a mudanças nas engrenagens estabelecidas pela sociedade sem que com isso os aspectos culturais inerentes ao punk sejam colocados em segundo plano.
No que diz respeito a letras da The Insült, posso dizer que falamos sobre o nosso dia a dia, nossas limitações, nossos anseios, nossa vivência e sobrevivência enquanto punks.
Através do nosso som tentamos passar o orgulho que temos enquanto punks, a valorização e difusão da nossa cultura através da música. Percebemos que são poucas as bandas dentro do cenário punk que falam sobre o punk, o que se vê na maioria das vezes são letras que abordam vários assuntos no tocante a problemáticas sociais, guerras, enfim, e nossa cultura de alguma forma acaba ficando em segundo plano, não que isso seja visto por nós como algo “ruim”, ou que nós não tenhamos nenhuma letra de cunho social e contestador, mas nós optamos escrever sobre outros temas dentro das possibilidades que o punk nos mostra, sem que com isso ficássemos limitados numa única abordagem.

5-Fale um pouco sobre o que é ser uma Raw Punk Girl??? E deixo o espaço para você falar para essas gurias que curtem o som, o sentido de ser uma guria punk.

Não estou aqui para inventar uma história de como a cultura punk começou a fazer parte da minha vida caso algum “curioso” de plantão esteja pensando. Não! Eu não nasci punk e levei um bom tempo até entender de forma mais coerente essa postura de vida na qual minha trajetória tem se firmado e se delineado com o passar do tempo.
Assim como muitos que estão, de repente, agora lendo esse texto, eu também passei e ainda passo por muitas situações desagradáveis, cobranças desmedidas, entre tantas outras coisas podres que infelizmente muitas pessoas ainda tendem a reproduzir no meio punk.
É sabido como a sociedade, de uma forma geral, e até mesmo alguns indivíduos ditos inseridos no contexto do punk, tendem a arrotar seus preconceitos, discriminações, machismos entre tantas outras porcarias desmedidas em relação à presença feminina, e é nesse contexto que como mulher e inserida no cenário punk, tenho muito orgulho da minha cultura e da minha história, ainda que muitos, por vezes acabem por tentar, diga-se de passagem, sem muito sucesso, denegri-la!
Nunca fui uma figura de fragilidade e nunca me escondi atrás de ninguém, muito pelo contrário, creio que até mesmo por NÂO ser uma pessoa de meias palavras e que por vezes chega a beirar a grosseria, eu tenha conquistado tantos inimigos e também muitos amigos por esse mundo a fora!
Ser e permanecer punk, pelo menos na minha visão vai muito além das necessidades de auto-afirmação ou dos devaneios juvenis, é algo que denota força, orgulho, sinceridade e luta pelo que acredita! Comentários tendenciosos sempre surgem, pois tem sempre alguém pronto para te eleger um novo conceito!
Mesmo com as dificuldades existentes tenho muito orgulho da minha história! Sou um misto de defeitos e qualidades como qualquer outro ser humano! Não procuro a perfeição muito menos à história mais adequada, simples assim! Tento viver em minha totalidade sempre procurando oferecer o meu melhor, buscando aprender mais com os erros do que com os acertos. Penso que devemos ter em mente que, nós, garotas punks, ao contrário do que muitos possam pensar, somos parte forte neste movimento que cresce a cada dia, nós estamos espalhadas por aí produzindo, tocando, nos informando, vivenciando o punk da forma mais sincera que se possa ter. Raw Punk Girl äs Fuck!

Para finalizar, gostaria de mais uma vez agradecer a você, Figueira, pelo espaço e pela amizade que vêm se delineando com o passar do tempo!!! As pessoas interessadas em conhecer um pouco mais sobre a banda ou até mesmo trocar um papo podem entrar em contato pelo Orkut ou através do site no myspace: www.myspace.com/theinsultpunk , onde você também poderá ouvir duas músicas da nossa demo que estão disponíveis para audição ou ainda através do endereço Caixa Postal 8141, Cep: 72460-970, Gama- DF e pelos email’s insult_punx@hotmail.com ou carriewhite89@hotmail.com

(Välériä)

Nenhum comentário:

Postar um comentário