domingo, 19 de dezembro de 2010

Entrevista com Bereba da banda Geração Ofensiva (Punks e Anarquistas)



(Perguntas feitas por FiGUEiRA PuNk)

1-Como é ter uma guria no vocal da banda??? Eu acho massa, mas os outros o que acham???

Bereba - Ter uma garota no vocal pra nós é normal, poderia ser um cara também, mas deu certo dessa forma e o que importa pra gente é ter atitude, existem pessoas que elogiam e outras que criticam, isso vai de cada um.

2-Como é o fato de ser uma banda anarquista e críticar sem piedade o governo vigente???

Bereba - Todos sabemos a necessidade de mudanças radicais na realidade atual do país, tudo chegou ao seu limite, o capitalismo chegou ao seu limite, a bomba está pra estourar, a partir do momento que assumimos uma postura anarquista devemos levar em diante nossos ideais, não estou falando de apenas criticar o governo, nossas letras são claramente direcionadas a ele sim, antes de sermos a banda Geração Ofensiva somos punk`s libertários e procuramos viver isso todos os dias, pois enquanto o governo não faz pelos menos favorecidos movimento sociais assumem esse papel, a critica ao governo é sem dúvida nenhuma fundamental mas devemos agir também, e quando a bomba estourar estaremos preparados intelectualmente para saber agir e reconstruir tudo com mais dignidade e respeito, contribuímos para que essa bomba estoure e passamos a mensagem anarquista para todos aqueles que estão disposto a bater de frente, encarar a verdade e destruir a mentira.

3-Vi que vocês se influenciam por bandas de várias nacionalidades sem se apegar a uma vertente só. Qual os melhores álbuns dessas bandas que vocês curtem???

Bereba - Praticamente todos são bons, mas alguns realmente se destacam como o Dömd do Disarm, o primeiro álbum do GBH de 1982 chamado City Baby Attacked By Rats, o Perdition e o EP Mental Disorder do Disorder também são fudidos, o Soota do Tampere SS, Uppror Underifrän do Avskum, Fuck Nazi Simpathy do Aus Rotten e por ai vai.

4-Um fato interessante em sua letra é do tema País Comunista,onde vocês criticam a forma de se comandar o país.Vocês acham que o anarquismo e o comunismo podem viver lado a lado ou isso é impossivel???

Bereba – na minha opinião anarquistas e comunistas são como água e óleo, estou falando do comunismo puro, e não dos seus derivados, como o comunismo libertário, onde alguns dizem que é bem parecido com o anarquismo, porém começam os pontos de vistas: O comunismo prevê um líder(governante), para guiar e tomar conta de todos indivíduos que vivem no regime comunista, já o anarquismo propõe grupos autogestionários que trabalham em conjunto em prol do coletivo sem precisar de alguém que dita ordens, pode ser que os regimes comunistas que já foram implantados não seguirão realmente o que o comunismo deveria ser, tanto é que muitos não duraram tanto tempo.

5-Uma pegunta simples e direta.O que seria o Hardcore sem Frescura???

Bereba - Hard-core sem frescura é o som de protesto, que não tem ligação com promoção comercial, é o som simples e rápido com letras agressivas, geralmente com criticas fundamentadas, e não esse lixo que a mídia apresenta a todos como hard-core.
6-
Mesmo tendo vertentes diversas no meio do punk,vocês acreditam em uma União entre os estilos e que o punk seja uma coisa só???

Bereba - Acredito que o punk não seja um estilo e sim uma forma diferente de viver e fazer as coisas, falando estilo fica igualado a algum tipo de moda, o punk pode se unir com qualquer pessoa ou grupo que tem um pensamento libertário e esteja disposto a fazer a diferença, trabalhando e produzindo em prol da solidariedade e coletivismo entre as pessoas. O punk é autêntico, desde de a sua essência rebelde e jovem, onde dispensa qualquer tipo de consumismo alienado, ou até o som em buteco podre onde ocorre a difusão de idéias, te propõe novas amizades, trocas de zines e materiais entre os punk’s, e por ai vai, enfim punk é uma linda cultura.

7-Espaço para divulgação

Vou deixar aqui alguns links para quem tiver o interesse de conhecer a anti-música do Geração.

www.geracaofensiva.blogspot.com

www.myspace.com/geraoofensiva

www.bandasdegaragem.com.br/geracaoofensiva

Gostaria de divulgar meu blog chamado Atitude Libertária Punk, no blog tem diversas bandas de carácter libertário, coletâneas e compilações nacionais e gringas, alguns livros anarquistas, e zines do Brasil e de países latinos, tudo isso disponivel pra download. Viva o copyleft.

www.atitudelibertariapunk.blogspot.com

També queria divulgar meu zine impresso e com colagens chamado Cultura de Rua que está na 2º edição, interessados em obter um cópia favor enviar carta com selos para:

A/C Bereba

Rua Paulo Barreto, nº310 - Pirituba

CEP: 02937-100

São Paulo-SP

ou adicionar no msn: pzo_renato@hotmail

Contatos:

geracao_ofensiva@hotmail.com

Um comentário: